segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Claridéia de Percival


Percival sabia que as paredes e o quintal da casa eram muito pouco para ele. Para onde iria? Pensou e repensou e decidiu sair sem destino, a própria aventura o levaria a algum lugar. Tudo pronto. Roupa, mochila, lanche. Olhou seu cachorro antes de sair, única testemunha de sua fuga... Fuga? Mas era para ser uma aventura, nunca uma fuga! Voltou correndo, preocupado com seus pais, e escreveu um bilhete. Agora sim. Afagou de leve seu cachorro Shiva e sentiu o coração apertar. Melhor levá-lo junto, precisava de uma companhia.

Desse modo, o menino, após superar a escuridão do mundo interior, ao encontrar-se entre árvores silenciosas e impedido de atravessar um pequeno portão, conhecerá um velho misterioso, que divide seus afazeres entre a pintura e a jardinagem. Rápido será este encontro, mas necessário para a iniciação de Percival na claridade de suas idéias. Diversos encontros fortuitos e “estranhos” surgirão em seu caminho distanciado da cidade: a moça chorosa que sofre pela perda do amor; a velha senhora que carrega uma caixa atulhada de objetos “especiais”; o mestre silencioso que lhe confere um amuleto (uma esfera mágica, capaz de lhe mostrar a própria face); as meninas Clara e Déia, companheiras iluminadas para as próximas aventuras; o soberano preguiçoso, dominador de pessoas e inibidor das idéias claras. A marcha de Percival o levará em direção à descoberta de suas possibilidades criativas, despertadas quando em comunhão com o mundo esquecido de dentro e as forças naturais do mundo exterior.
Além de uma aventura pelo mundo das claras idéias, a obra reflete sobre questões como o dom, a arte, a natureza e estabelece um diálogo intertextual com as narrativas épicas e mitológicas e com as novelas de cavalaria, assim como realiza o percurso da sondagem interior e simbólica do herói iniciado.
A Claridéia de Percival é encontrada em quatro cores de capas (amarelo, azul, vermelho e verde) e pode ser adquirida em contato com a autora. As ilustrações foram feitas por Bianca Bloom, uma artista de 11 anos.

12 comentários:

Carla Fonseca disse...

Carol

PARABÉNS!!!!
Estou muito orgulhosa de ter uma amiga como você, que corre atrás dos sonhos...Até que eles se tornem realidade!!

Cristiane Rodrigues disse...

Hummmm... agora estou com mais vontade ainda de ler A claridéia de Percival! Parabéns pelo blog e pelos livros!

Anônimo disse...

Olá Carol !!! Parabéns...
A história vai além da imaginação infantil, retrata bem nossa realidade, e nos mostra o quanto perdemos com coisas tão pequenas, mas que nos impedem de viver. Tive vários momentos diferentes de interpretação, cheguei a pensar até que Percival estivesse morto, mas não soubesse, mas gostei muito. Aguardo a continuação e estenda os parabéns para a ilustradora, os desenhos ficaram perfeitos dentro da história. Beijos e parabéns!!!!

Anônimo disse...

BOA TARDE!

Estou muito orgulhosa de ter uma professora como senhora!! Parabéns pelo seu blog,ameiiiii






valdirene

Unknown disse...

Mamãe,
como sua filha, e ilustradora do mais livro expressivo que já li, posso dizer, com todas as letras, que você fez isso para demonstrar quem você é e o que você sente. Sei que é verdade, pois tentei fazer o mesmo com meus desenhos.Te desejo muitíssimas felicidades e que você continue sendo assim: mostrando quem você é, apartir de seus atos.
LÍMPIDA COMO OURO MAIS PURO...
FIRME COMO A ROCHA MAIS DURA...
TRANSPARENTE COMO UM CRISTAL.
Te amo muito!

Bianca Bloom

Anônimo disse...

Infelizmente só hoje percebi que meu comentário sobre o Percival, foi postado no espaço do Centauro.Mas as minhas palavras são verdadeiras e vindas do coração.Alguém me disse que o Percival é meu novo neto. Fiquei feliz. Bianca, Rebeca e Percival. Gostei!!

Unknown disse...

Que lindo Carol!! Que orgulho sinto nesse momento!! Estou muito curiosa para ler e ver as ilustrações da Bianca. Parabéns! Tenho certeza que é um trabalho literário maravilhoso!!!
beijinhos

Anônimo disse...

Escrever sobre a Claridéia de Perceval é, ao msmo tempo prazeroso e ousado. Prazeroso porque é falar um pouco de sua alma e de seu empenho. ousado porque é superficial diante de sua escrita que me dá demasido orgulho. Mais uma vez parabéns por deixar se envolver pela magia da escrita....magia que compõe o seu ser.

rodrigo

Anônimo disse...

Como disse antes, estou lendo aos poucos, para sentir as palavras; às vezes até retorno em algum ponto que mereça maior atenção. O que eu quero dizer a voce, Carolina, é que encontro tanta poesia nesta prosa! Creio que as crianças ao lerem este livro, vão começar a dar mais valor à natureza, às artes, à meditação, ao silêncio respeitoso.

Denise disse...

Por favor, onde posso comprar?

CAROLINA BERNARDES disse...

Olá, Lina Gatolina. Obrigada pela visita. Como o livro é artesanal, não pode ser encontrado em nenhuma livraria. Assim, a compra é feita diretamente comigo, por meio de depósito em conta e envio por correio. No caso de preferir (e se você morar em Ribeirão), posso levá-lo para você no endereço que me indicar. Abraços.

CAROLINA BERNARDES disse...

PS: Para maiores detalhes, utilize o e-mail biabeca@gmail.com